Sobre o que Gosta de ler ?

Pesquisar este blog

Visitas

free counters

Categorias

Tudo o que você pode esperar da tecnologia até 2030

Mesmo sem bola cristal, demos uma olhada no futuro. Com base nas previsões de especialistas em tecnologia, imaginamos quais serão as grandes novidades para os próximos anos.

Dizer que o avanço da tecnologia é incrivelmente rápido é estar em lugar comum. Já estamos acostumados a essa realidade e não nos deixamos mais assombrar com a quantidade de novidades que surgem a cada momento.




Entretanto, o constante lançamento de novos produtos, plataformas e conceitos cria uma série de possibilidades e necessidades até então inexistentes em nossas vidas. Quem imaginava, há cinco anos, utilizar o aparelho celular para acessar a internet da mesma forma que era feita computador?

Além do surgimento de novos recursos, há a evolução daquilo que já conhecíamos. Basta lembrar como era seu computador no início dos anos 2000 e comparar com os modelos atuais, que esbanjam velocidade e desempenho. Isso sem falar dos próprios celulares, que de “tijolos” se transformaram em pequenos centros de informação em seu bolso.

A bola de cristal

Se a tecnologia avança tão rapidamente, por que não nos espantamos mais com isso? Pode parecer paradoxal, mas a mudança é tão constante que deixamos de ver as novidades com os olhos de quem nunca viu algo daquele tipo. Tudo isso porque já esperamos essas mudanças.


Isso não quer dizer que, há dez anos, você soubesse que a internet de 100 Mbps fosse tão acessível, sendo a discada ainda era absoluta no início da década. Contudo, já víamos um salto com o surgimento da banda larga e velocidades cada vez maiores, o que nos dava uma ideia do que estava por vir.

Essas “previsões” do futuro são bastante recorrentes no mundo da tecnologia. Quem nunca viu um conceito de como serão os computadores do futuro ou seu carro nos próximos vinte anos? Porém, nenhum deles se trata apenas de “chutes” ou adivinhação, mas palpites.


Existem pessoas que são praticamente especialistas nesses “vislumbres” tecnológicos. Para isso, os chamados futuristas não utilizam bolas de cristal nem possuem poderes sobrenaturais. Eles apenas utilizam parâmetros atuais e os projetam para os próximos anos.

É o caso de Reto Meier, um autor norte-americano que fez várias previsões do futuro. Segundo ele, o ritmo com que as novidades surgem torna possível imaginar o que está por vir a curto, médio e longo prazo.

Com base em tendências encontradas em produtos atuais, como a convergência de mídias e computação em nuvens, Meier consegue visualizar qual o caminho a ser trilhado pela tecnologia nos próximos anos.

Porém, ele não é o único, e as empresas sabem disso. Dessa forma, elas formam parcerias com esses futuristas para saber em qual área investir na próxima geração de produtos a fim de agradar e conquistar um público maior.

Isso significa que todas as tecnologias para os próximos anos e décadas são apenas uma evolução daquilo que já existe. Já imaginou como será seu computador daqui a cinco anos ou se ele ainda vai continuar a existir da forma como o conhecemos em 2020?

2011 é logo ali



O ano dos tablets

Se as previsões do futuro nada mais são do uma análise de tendências atuais, as projeções mais imediatas e plausíveis são quase que imediatas, ou seja, para 2011. Para isso, basta saber o que fez sucesso este ano para sabermos o que vai explodir no seguinte.

Com o lançamento do iPad e sua crescente popularização, por exemplo, é perceptível que as vendas de tablets serão bem expressivas no próximo ano, principalmente com a entrada de outras marcas no mercado.

A IDC, empresa especializada em consultoria no segmento de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, divulgou uma pesquisa que indicou a popularização das pranchetas virtuais. Segundo os resultados obtidos, cerca de 7 milhões de tablets vendidos terão sido vendidos até o começo de 2011.

                 Divulgação/Apple

Até então, a hegemonia nesse tipo de produto está nas basicamente nas mãos da Apple, que afirmou ter vendido aproximadamente um milhão de iPads em apenas um mês após seu lançamento. Todavia, com a chegada das pranchetas da Sony, HP e Asus, por exemplo, o consumidor passa a ter mais alternativas de escolha, além de presenciar uma queda de preços, o que vai ajudar a popularização dessa tecnologia.


Além disso, os tablets também alavancaram outra tendência para o próximo ano. Seguindo uma corrente que vem evoluindo desde o início dos anos 2000, Reto Meier aposta em aparelhos cada vez mais leves e finos.

Como dito anteriormente, isso já é algo bastante perceptível. Celulares, computadores e TVs tiveram seu tamanho reduzido ao mesmo tempo em que ganharam design moderno e inovador. Em 2011 isso não vai ser diferente e espera-se que o foco na mobilidade de produtos tecnológicos fique ainda maior.


                                                    Divulgação/Samsung
Entretanto, como encolher algo que já está pequeno? A diminuição de espessura e o peso não são as únicas apostas para o ano que vem, que vai ser marcado pelo lançamento das primeiras telas AMOLED flexíveis. Com isso, espera-se uma nova geração de aparelhos muito mais portáteis e práticos de serem transportados.


Até então, esse tipo de tecnologia está em desenvolvimento, mas já apresenta grandes avanços. A própria
Sansung trabalha em algo nesse segmento .

Enquanto isso, em 2010




Depois dessa viagem ao futuro, resta a dúvida: quando essas mudanças começarão a acontecer? Pois saiba que eles já estão em andamento há muito tempo. Como dito anteriormente, os futurólogos utilizam tendências e gostos da atualidade para saber o que será encontrado no futuro. Portanto, tudo o que foi apresentado neste artigo não passa de um rumo natural da tecnologia atual.



Entretanto, por se tratar de previsões, não há como afirmar que isso ou aquilo vai acontecer da forma como descrito. Ou se vai acontecer realmente, já que o futuro é algo impossível de ser controlado. Basta ver as projeções feitas em 2000 para este ano. Apesar de muitas terem sido exatas, tantas outras não saíram da imaginação.



.....



Mas e para você, leitor do Blolguei? Qual é o futuro da tecnologia que você espera para os próximos anos? Deixe a imaginação fluir e dê sua opinião nos comentários

 
Leia mais Aqui
 
Credito a Baixaki 

Comentários:

Postar um comentário